sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing e Publicidade

Um mundo de fantasias e desgostos

Carlos Daniel dos Santos Vasco

Disciplina de Design Gráfico, Módulo 12, 09/12/2011

Introdução

Foi-nos proposta a criação de um cartaz 4m x 2,5m, para ser apresentado numa amostra de teatro que se vai realizar na Escola Secundária de Rocha Peixoto.

O trabalho consiste na junção de várias imagens de filmes, fazendo uma própria capa. O cartaz tem como titulo “Oscar”.

Actividades realizadas

Foram pesquisadas imagens dos filmes para o cartaz. O problema foi encontrar imagens de dimensão grande.

Houveram muitas alterações na ordem das imagens no cartaz, para encontrar a melhor solução.

No resultado final, escolhi a ordem de imagens que achei mais correcta. Como fundo escolhi uma imagem de um céu que dá a ideia que as imagens/personagens se estão a aproximar de nós. Como bordas usei um preto que dá a ideia de um ecrã.


Avaliação e Conclusão

O objectivo era juntar capas de filmes e criar uma capa. O objectivo foi concluído.

Esforcei-me por manter uma boa qualidade no trabalho e consegui. O resultado ficou bom.

Não aprendi nada de novo, mas certamente este trabalho contribuirá para a melhora das minhas capacidades.

Bibliografia

http://2.bp.blogspot.com/_ZnLmOmqu5lY/TGLnDipHhaI/AAAAAAAAAJk/5

a4lBm3VPjo/s1600/madagascar1.jpg

http://industrialscripts.co.uk/wp-content/uploads/2011/05/pulpfiction2.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEJrzxUJ-WlQCEMupBfXhSa3wObKUC7ZjAcz1EXaJxU3X6oHsvKeGXeuASwrLv911TC29K8wwVnLCLfEpDPH5A95G-wexOHm74HjFEUxk2iGaw2Bl_yyKDWEHvcuxeutliENicAUX8ce4/s1600/MIB+01.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlMqL_fESByBYo_2jgb_cuP073_SzRD4p0PS5WMeqW_Y9Lg089-7S54tndZHxvDw1XWU7yNYrVX1a45137hQlknT4asYg9_IUkvTNPNZp5d4-rNrSV5iEry2kOFY2xJAPMJWlcP7hw2xg/s1600/Slumdog-Millionaire-.jpg

http://www.bsbjovem.com.br/site/wp-content/uploads/2011/07/missao_impossivel.jpg

http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/12981panterarosa.jpg



Publicidade e Marketing

As promoções do pingo doce são um grande exemplo da boa publicidade e marketing. Consegue convencer pessoas a comprar certos alimentos levando outros que não deseja. Mas como o preço se revela barato a pessoa não se importa de levar um coisa que não precisa.

Outro elemento muito bom é que, assim, com este marketing, conseguem esgotar o stock de alimentos/produtos que não conseguem vender singularmente.

Excelente ideia de publicidade e marketing.








quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cartão Comenius

Foi pedida á nossa turma de Design a elaboração de um cartão para um evento Comenius que se ia realizar na escola.
Foi elaborado num prazo muito curto mas de qualquer forma obteve trabalhos muito bons da nossa parte.
Está aqui o meu resultado:

A Publicidade

A publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajectória que a levaria até o seu estágio actual de importância e desenvolvimento.

Hoje, todas as actividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.

Marketing e a Publicidade

A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações. Para a maior parte dos gestores e profissionais de marketing a publicidade ajuda a vender um produto e constrói a reputação de uma marca ou empresa.

Burnett (1998) identifica três mecanismos através dos quais a publicidade funciona. São eles a atenção, a memorização e a persuasão.

Marketing

Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.

As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planeamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exactamente é seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades. Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.

Um segmento de mercado é o resultado desta divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total é frequentemente feito de grupos com necessidades específicas. Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos, percepções e comportamento semelhantes.

O Briefing

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

Como elaborar um briefing

Existem diversos modelos de briefing. Na verdade, cada agência ou empresa possui o modelo que melhor encaixa de acordo com seu modelo de negócios e estrutura interna. Abaixo existem alguns itens que podem compor um briefing.

1) Histórico: Aqui é importante que o cliente conte uma história a respeito de seu mercado (o que vem acontecendo com ele), da marca, da empresa, ou outras informações relevantes que nos ajudem a compor um cenário.

2) O Problema de Marketing: Este item pode até vir dentro do anterior ou não, mas é muito importante. O histórico deve desembocar no problema que o cliente está enfrentado no momento, e que é o pano de fundo para a necessidade que ele identificou para a condução da pesquisa. Em outras palavras, é o que ele espera ver resolvido depois da pesquisa.

3) Objetivo(s) da Pesquisa: Deve ser uma descrição sucinta e estar relacionado com o problema anteriormente definido.Aqui são apontados aos tópicos que a pesquisa deve cumprir.

4) Padrão de Ação: Talvez um dos pontos mais importantes e normalmente menos lembrados pelos clientes. Aqui ele deve definir o que fará com os resultados da pesquisa, independentemente do que virá pela frente. Ou seja, que decisão será tomada com os resultados futuros em mãos. O Padrão de Ação é um guia fundamental para calibrar e melhor desenhar o plano de pesquisa, definir os envolvidos no projeto e para a análise dos resultados, incluindo aí as recomendações estratégicas. Importante aqui é não incorrer no risco de definir um padrão de ação genérico, por exemplo, "os resultados desta pesquisa serão utilizados na definição da estratégia futura da marca". Isso pode até ser verdade mas na maioria das vezes é possível ser mais específico. Devemos nos perguntar: que aspecto da estratégia da marca?

5) Questões Específicas (ou Áreas de Investigação): Neste item o cliente deve incluir todas as perguntas ou áreas de informação que ele precisa/deseja obter, sempre à luz do problema de marketing e dos objetivos do estudo.

6) Público-Alvo: Não cabe aqui falar do target do cliente ou de sua marca e sim o público-alvo da pesquisa. Atenção para a eventual necessidade de informações além da descrição sócio-demográfica básica. Muitas vezes é importante considerar elementos adicionais do target, a exemplo de dados de comportamento e atitude.

7) Áreas Geográficas: Definição das áreas geográficas/cidades que o estudo deverá cobrir.Pode-se pensar em bairros, como zonas nobres ou menos favorecidas, como campos geográficos de delimitação da pesquisa.

8) Materiais Anexos: Neste item o cliente deve relacionar os materiais que farão parte da pesquisa, a exemplo de photo boards, cartazes, etc. Chamados também de materiais de apoio. São referências, geralmente, aos trabalhos anteriores, quando houver.

9) Limitações de Prazo e Custo: Algumas pesquisas acabam não sendo planejadas e conduzidas idealmente por limitações de prazo e/ou custo. Cabe ao cliente mencionar alguma restrição no briefing, se for o caso.

Cartaz Sinalética

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Banco no parque

Sinalética criada

Sinalética

Disciplina de Design Gráfico – Módulo 11 – A Sinalética 26/10/11

Introdução

Este projecto de criação de sinalética consiste na criação de sinalética, ou seja, criação de imagens para sinalizar algo. Neste caso, os sinais vão ser feitos através de imagens engraçadas e o objectivo final será pintar um banco com os respectivos

Este projeto foi realizado até à data de 26 de Outubro de 2011, e foi realizado com a ajuda dos programas “Photoshop” e “Inkscape”.


Após a conclusão do projeto, o mesmo vai ser aplicado/pintado em alguns bancos fornecidos pela escola. Mais tarde serão colocados por toda a escola

Atividades Realizadas

Antes da criação da sinalética houveram algumas pesquisas por minha parte. Desde o inicio ao fim, houveram mudanças, várias tentativas pois foram estudadas várias alternativas para os vários sinais que criei.

O produto final aqui em cima representado é simples e tem o objectivo de ser engraçado. Na imagem estam representas duas pessoas a fugir e a serem feridas, num banco, por um grupo de veados, o que numa escola é muito improvável, o que torna a imagem interessante e engrançada.

O fundo contém árvores para indicar um lugar mais rural, visto que há veados.

Avaliação e Conclusão

O meu objectivo foi um trabalho simples, atractivo e engraçado. O resultado final está bom, sendo que houveram algumas dificuldades devido á separação das tabuas de madeira distribuídas pelo banco.

Finalmente, aprendi alguns aspectos básicos sobre sinalética.

sábado, 8 de outubro de 2011

Cartaz Teoria da Cor

Subtitulo_ Amarelo + Vermelho = Laranja

Disciplina de Design Gráfico – Módulo 10 – A Cor 06/10/11

Introdução

Este trabalho/cartaz consiste na transmissão de alguns conhecimentos básicos acerca da cor através de um cartaz informativo sobre a teoria da cor e os objetivos principais são a aquisição de conhecimentos básicos sobre a cor por parte de alunos.

Este cartaz foi realizado até à data de 6 de Outubro de 2011, e vai ser feito com a ajuda dos programas “Photoshop” e “Inkscape”.

Após a conclusão do cartaz, o mesmo vai ser exposto em escolas secundárias e vai também ter como público-alvo os alunos inscritos no ensino secundário.

Atividades Realizadas

Antes da criação do cartaz houveram algumas pesquisas por minha parte. Desde o inicio ao fim, houveram mudanças no conteúdo e imagem do cartaz, pois foram estudadas várias alternativas.

O produto final aqui em cima representado revela-se atraente, simples e visualmente agradável – qualidades que procuro sempre integrar nos meus cartazes.

O fundo apresenta várias cores e também uma textura de madeira, o que faz um fundo simples e atraente.

Como conteúdo informativo, o cartaz tem como tópicos:

- Cores primárias e secundarias;

- Cores RGB

- Cores CMYK

- Cores e sentimentos

O ultimo tópico é o mais aclamativo, pois trata-se de uma curiosidade que vai chamar atenção do público-alvo. Vale a pena ressaltar que este tópico foi estrategicamente colocado no cartaz.

Avaliação e Conclusão

O meu objectivo, como já citei, é criar cartazes simples, atrativos, compreensíveis e visualmente agradáveis. Penso que esse meu estilo se identifica neste trabalho e o resultado final está muito bom.

Durante o processo de criação foram-me dadas opiniões por parte dos meus colegas e professora que foram relevantes.

Finalmente, aprendi alguns aspectos básicos e outros mais complexos acerca da cor.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cartazes com fundo e conteúdo

O cartaz vai conter a informação básica e essencial acerca da cor. Vou falar das cores primarias e secundárias, RGB, Cmyk e, finalmente, vou falar de alguns sentimentos que podem ser transmitidos pelas cores.



Fundos Criados para os Cartazes de Teoria da Cor


Cores e Sentimentos

Abaixo indicamos essa relação, sendo muito importante que ao comunicar com alguém se devam utilizar as cores com grande cuidado.

VERDE - Transmite calma e confiança

BRANCO - Coerência, modéstia, honestidade, falta de energia e passividade

VERMELHO - Força, motivação, domínio e também agressividade

AMARELO - Alegria, optimismo e desorganização

LARANJA - Autoconfiança, alegria

PRETO - Discrição, frieza

AZUL - Estratégia, inteligência, dinamismo, autoritarismo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Teoria da Cor

Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento).

No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Lanternas, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.

O sistema "CMYK" é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processo de impressão, como por exemplo: o Off-Set, e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens.

O "K" da sigla "CMYK" corresponde à cor "Preto" (em inglês, "Black"), sendo que as outras são:

C = Cyan (ciano)

M = Magenta

Y = Yellow (amarelo)

K = Black (preto)

As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado:

magenta + amarelo = vermelho

amarelo + ciano = verde

ciano + magenta = azul cobalto

Focos de luz primária combinados dois a dois geram o seguinte resultado:

azul cobalto + vermelho = magenta

vermelho + verde = amarelo

verde + azul cobalto = ciano.

Na Natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir de suas combinações:

amarelo + azul = verde

vermelho + amarelo = laranja

azul + vermelho = roxo.

A combinação de cores primárias formam cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.

Ano novo, trabalhos novos

Vou agora postar trabalhos ao longo do 12º ano do curso de técnico de Design Gráfico.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Exponor – Promoção do Curso de Design Gráfico

Estiveram presentes, nos dias 31 de Março a 3 de Abril, na Exponor, vários expositores de diversas escolas para promover os seus cursos.
A turma do 11º ano do curso profissional de técnico de Design Gráfico ofereceu-se para representar a escola secundária de Rocha Peixoto, promovendo assim, o curso de Design Gráfico.
No expositor da escola de Rocha Peixoto, estiveram presentes a maior parte dos trabalhos realizados pela nossa turma de Design. Houve também uma interacção com o publico, pois, estávamos a chamar as pessoas para tirar um foto e, de seguida, nós colocávamos essa foto num marcador criado por nós.
No final, o balanço foi positivo, pois, conseguimos promover o nosso curso e também a nossa Escola, dando informações aos nossos visitantes.

No marcador usei um tipo de letra diferente, criado por mim. Pois assim como o marcador mostra simplicidade na sua apresentação, o corpo de letra mostra-se diferente do usual para contrastar no marcador e para causar um impacto visual (na minha opinião positivo) ao visualizador.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Proposta Logótipo para Animador Sociocultural

Foi proposta á nossa turma de Design Gráfico, a criação de um logótipo para o curso de Animação Sociocultural, da escola secundária Rocha Peixoto. Proposta concluída:


Está aqui presente um logótipo muito simples mas significativo, onde possui quatro das cores talvez mais conhecidas e vivas. São estas cores vivas, que se enquadram perfeitamente no tema do logótipo. Estes "pedaços de cor" formam um boneco muito simples que indicia, atravéz da visualização do mesmo, uma certa alegria.
O tipo de letra utilizado é, também, muito simples.

É um logótipo criado em pouco tempo mas o resultado ficou limpo a atraente.

Aplicação do logótipo em T-shirts





terça-feira, 24 de maio de 2011

Proposta Cartaz da Oferta Escolar

A escola faz, todos os anos, a promoção dos vários cursos tecnológicos, profissionais e EFA’s que oferece á comunidade educativa. Sendo assim, foi-nos proposta, por parte da direcção da escola, a criação de um cartaz referente á Oferta Formativa 2011/2012, onde constam todos os cursos oferecidos pela escola.


(clique para ampliar)

Este cartaz aparenta ser limpo, original, criativo e actractivo ao mesmo tempo, na minha opinião. É um resultado que me agradou muito e acredito ser um dos meus melhores trabalhos até agora conseguidos.

A "seta" na parte superior do cartaz está virada para a direita, o que transmite progressão, neste caso, no aproveitamento escolar dos educandos. Os "Cursos", as "Actividades" e as "Instalações" foram tópicos devidamente distribuidos pelo cartaz consoante a sua "hierarquia".
Finalmente, para mostrar alguns dos espaços que definem uma boa escola como a Rocha Peixoto, representei, no cartaz, alguns desse espaços atractivos que chamam a atenção dos visualizadores.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Proposta de um Cartaz para o Dia da Escola Secundária Rocha Peixoto

Cartaz do dia da escola

Foi-nos proposta, pela escola, a criação de um cartaz referente ao Dia da Escola. Vale ressaltar que esta foi a 5ª comemoração.

Este Dia da Escola na Escola Secundária de Rocha Peixoto datado em 18 de Maio abrange várias actividades educativas onde se encontraram salas expositivas organizadas pelos cursos EFA e alunos do 12º ano e desportivas, tais como, rappel, slide, touro mecânico, basquetebol, badminton, dança, futebol, etc.

Houve, também, uma caminhada pela Póvoa de Varzim a favor dos Bombeiros Voluntários e na parte da tarde decorreram entregas de prémios e diplomas na biblioteca e no auditório da escola.

Cartaz Final

Como se pode reparar, este cartaz segue a minha maneira de execução de trabalhos através da sua simplicidade e originalidade ao mesmo tempo. O produto final, a meu ver está atractivo e original. Foi também este trabalho feito num prazo curto de tempo, o que, com mais tempo, levaria a possiveis melhorias.



Evolução do Cartaz

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mascote de Desporto Escolar

Foi proposta a criação de uma mascote para o Desporto Escolar. Proposta cumprida:




A mascote em cima representada é muito simples, o que era um dos objectivos pretendidos. Sendo assim, temos um boneco que representa duas modalidades: Ginástica e Basquetebol, como podem reparar pela sua posição.
Foi um trabalho realizado num curto espaço de tempo e penso que deveria ser mais trabalhado.

terça-feira, 29 de março de 2011

Cartazes de Promoção do Curso de Técnico de Design Gráfico





Justificação para o Cartaz de Design Gráfico


1- Como imagem deste cartaz, usei estas duas mãos nesta posição pois dá-nos a entender um certo limite de texto/informação. Este limite é muitas vezes nos aplicado em vários trabalhos produzidos em disciplinas do curso de técnico de Design Gráfico.

2 – Na informação principal usei um tipo de letra diferente, criado por mim. Pois assim como o cartaz mostra simplicidade na sua apresentação, o corpo de letra mostra-se diferente do usual para contrastar no cartaz e para causar um impacto visual (na minha opinião positivo) ao visualizador.

Justificação da T-shirt da Escola


Nesta t-shirt:

1- Em destaque estão as iniciais da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
1.1- O corpo de letra é formado por palavras que simbolizam os valores ou actividades da escola.
1.2- No exterior do corpo de letra encontra-se um fundo verde que representa a cor predominante da escola em questão.

2- No meio, atribuí uma forma simplificada da parte central da escola para, mais tarde, quem tenha comprado a t-shirt se lembre da forma original ou principal da escola.

3- Está presente o nome completo da escola para que esteja bem claro qual é a escola em questão.

Marcador Design Gráfico